| 21/06/2007 16h55min
A Chama Pan-americana cruzou nesta quinta-feira os hemisférios Norte e Sul. Um dos símbolos do Rio 2007 visitou Macapá e o Revezamento na capital do Amapá começou exatamente no Monumento do Marco Zero do Equador, por onde passa a linha imaginária que divide os hemisférios Norte e Sul.
O fogo dos XV Jogos Pan-americanos RIO 2007 desembarcou no início da tarde em Macapá. Campeão olímpico pela seleção brasileira de vôlei em Barcelona-92, o ex-jogador Carlão entregou a lanterna com a Chama para o prefeito João Henrique Pimentel.
Cinquenta e cinco condutores foram convidados para participar do Revezamento. Aline Calandrine, jogadora da seleção brasileira de futebol, teve o privilégio de abrir o trajeto que incluiu alguns dos principais pontos turísticos da cidade, como a Igreja São José e a Fortaleza de São José de Macapá, ponto final do percurso de 21 quilômetros. Também participou do Revezamento o ex-jogador de futebol Aldo, tricampeão carioca (83/84/85) e campeão
brasileiro pelo Fluminense.
Macapá representa na Passagem da Tocha Pan-americana RIO 2007 o Suriname, país com o qual o Amapá faz divisa.
Nesta sexta-feira, a Chama Pan-americana vai estar em Boa Vista, capital de Roraima. O fogo simbólico passará por um total de 52 cidades brasileiras até o dia 13 de julho, quando chega à cidade do Rio de Janeiro para a abertura dos Jogos.