| 15/06/2007 20h05min
O comboio pan-americano chega a Fortaleza neste sábado pela manhã. A capital cearense é a décima sétima cidade e sétima capital nordestina no roteiro da Tocha do Brasil, que chega ao Rio de Janeiro para a abertura do Pan no dia 13 de julho. A prefeita da quarta maior cidade do país, Luizianne Lins, recebe a Tocha no aeroporto internacional Pinto Martins, às 8h, onde acontece uma pequena solenidade, marcada pela apresentação de grupos culturais da cidade.
A saída do Revezamento está prevista para as 11h, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Praia de Iracema. Alunos da escola municipal João Matos farão uma apresentação de danças típicas da Argentina, país homenageado por Fortaleza. A Tocha percorrerá 47 quilômetros por 36 bairros da cidade, passando pelas mãos de cem condutores.
A Tocha passará pelo Forte Schoonenborch, construído em 1624 pelos holandeses que ocuparam a Costa do Nordeste; Avenida Beira-Mar, pelo rio e Parque do Cocó; e pela Avenida Monsenhor Tabosa, corredor do artesanato e moda local. Estão previstas duas paradas da Tocha: na Câmara Municipal e na Reitoria da Universidade Federal do Ceará. Em ambas haverá atrações culturais.
O Revezamento se encerra na Praça do Ferreira, às 18h, no Centro, onde acontece a cerimônia do acendimento da Pira. Em seguida, um show com Ítalo e Renno (acordeão), Trio Nordestino (forró pé-de-serra) e Luizinho Calixto e Banda (sanfona de oito baixos), encerra o evento.
Uma das atrações da festa será a presença do balão do mascote do Rio 2007, o solzinho Cauê, de 41 metros de altura, produzido pelo Ministério do Esporte para promover o Pan. Ele realizará pequenos vôos (se não houver chuva ou ventos fortes) com pessoas selecionadas pelos organizadores locais.