| 11/06/2007 13h51min
A Chama Pan-americana já percorre as ruas da capital do Brasil. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acendeu a Tocha do RIO 2007 no início da tarde desta segunda-feira, dia 10, no Palácio do Planalto, em Brasília. Lula entregou o símbolo dos Jogos a Gustavo Borges, recordista brasileiro em número de medalhas em Jogos Pan-americanos, e a Sandra Pires, campeã olímpica em Atlanta-96 no vôlei de praia.
Os dois atletas deram início ao Revezamento na capital federal descendo a rampa do Palácio, que se tornou uma pista de atletismo, com raias.
O trajeto de 32 quilômetros da Chama Pan-americana por Brasília inclui alguns dos principais pontos da capital, como a Esplanada dos Ministérios, a Catedral Metropolitana, a Praça dos Três Poderes, Avenida das Nações e o Memorial JK.
A Chama chegou à cidade pela manhã. O presidente do Comitê Organizador do RIO 2007 e do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, entregou a lanterna contendo um dos símbolos dos Jogos ao vice-governador do Distrito Federal, Paulo Octávio. O fogo foi levado em carro aberto para o Palácio do Planalto.
O Revezamento da Tocha Pan-americana Rio 2007, que começou na última terça-feira, dia 5, em Santa Cruz Cabrália (BA), já passou por Goiânia (GO), Ouro Preto (MG), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Salvador (BA), Canindé de São Francisco e Aracaju (SE).
Depois de Brasília, a Chama Pan-americana segue nesta terça-feira, dia 12, para Recife (Pernambuco). A Tocha vai passar por um total de 52 localidades, que vão representar os 42 países das Américas que participam dos Jogos.