| 06/06/2007 17h07min
Depois de desembarcar em Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro (BA) na última terça e passar por Goiânia (GO) nesta quarta, a Tocha Pan-americana chega nesta quinta a Belo Horizonte. A capital mineira, que homenageará o Canadá, é a terceira cidade no roteiro do revezamento, que passará por 27 capitais e outras 24 cidades até o dia 13 de julho, quando tem início os Jogos Pan-americanos.
Em Minas, a Tocha percorrerá 32,9 quilômetros conduzida por 80 pessoas. Os tricampeões mundiais de futebol Wilson Piazza e Dadá Maravilha são alguns dos ídolos do esporte brasileiro que carregarão a Tocha. Além deles, outros 56 esportistas participarão do evento. Representando a nova geração do esporte, participa Karina Vieira Silva, 12 anos, campeã mundial de kung fu em 2006.
A Tocha Pan-americana desembarca no Aeroporto da Pampulha e segue em carro do Corpo de Bombeiros até a Igreja de São Francisco, na Lagoa da Pampulha, local onde o revezamento começa às 9h. O comboio com os condutores passará pelo Parque Ecológico, Estádio do Mineirão e Universidade Federal de Minas Gerais, e seguirá pelo centro da cidade até chegar à sede da Prefeitura, onde será recebido pelo prefeito Fernando Pimentel, pelo governador de Minas, Aécio Neves, e outras autoridades regionais e locais.
Dali a Tocha segue para a Praça da Liberdade, Praça da Savassi, Praça JK, da Bandeira e do Papa, e deve chegar às 13h30min à Praça da Estação, onde será acesa a Pira Olímpica e haverá grande festa com show de música e demonstração de 38 modalidades esportivas. O balão do mascote do Rio 2007, o solzinho Cauê, de 41 metros de altura, também realizará pequenos vôos com pessoas selecionadas pelos organizadores locais.
Da capital mineira, a Tocha segue para Ouro Preto onde deve chegar por volta das 16h. Lá, o percurso será de 7,2 km e os moradores prometem colorir o trajeto colocando colchas e panos coloridos nas sacadas e janelas de suas casas. Na Cerimônia de Acendimento, prevista para as 17h, Ouro Preto será representada pelo prefeito Angelo Oswaldo de Araújo Santos, secretários municipais e outras autoridades.
A festa de encerramento, programada para o centro histórico, terá apresentações de grupos folclóricos e teatrais locais, fanfarras das escolas municipais e estaduais e do grupo Viola de Folia, e a participação especial do bloco carnavalesco Zé Pereira dos Lacaios, o mais antigo em atividade do Brasil.
A Tocha Pan-Americana chegou nesta quarta ao Aeroporto Santa Genoveva, em Goânia. O ex-jogador da seleção de vôlei Bernard entregou o fogo ao prefeito da capital goiana, Íris Rezende. Em seguida, foi levado em comboio para o Estádio Serra Dourada. O primeiro condutor foi o maratonista de Goiânia Genílson Júnior, campeão da Maratona de São Paulo em 2003.
– Carregar a tocha, em Goiânia, é a grande recompensa, para mim, nesse momento – disse o atleta, que não participará dos jogos no Rio de Janeiro.
GAZETA PRESS