| 18/06/2007 22h02min
A tocha dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro encerra seu ciclo pelo Nordeste nesta terça-feira, em São Luis, capital do Maranhão. A cidade será a 20ª a receber o objeto, que desembarcará no Aeroporto Marechal Cunha Machado às 14h45min e será recepcionado por autoridades e pelo grupo de teatro Cazumbá.
O início do revezamento da tocha será na Prefeitura, às 16h. O percurso será de 24 quilômetros e passará pelas mãos de 60 condutores. Durante o trajeto, uma apresentação de grupos de bumba-meu-boi e de regueiros, estilo musical mais apreciado na cidade, está confirmada.
As vias pelas quais passará o símbolo dos Jogos serão a rua do Egito, avenida Beira-mar, ponte do São Francisco, avenidas Castelo Branco e Colares Moreira, Centro Universitário do Maranhão, avenidas dos Holandeses e Daniel de la Touche até chegar ao bairro da Cohama, onde acontece um intervalo de 15 minutos.
Após isso, o trajeto continua na avenida Jerônimo de Albuquerque, rua da Universidade, elevado do Trabalhador, avenida Carlos Cunha, ponte Bandeira Tribuzzi, avenida Beira-mar novamente e termina na praça Maria Aragão, às 20 horas. No local, haverá mais shows musicais.
Outra atração da passagem da tocha pela capital maranhense será a presença do balão do mascote dos Jogos, o solzinho Cauê, de 41 metros de altura. Ele realizará vôos pequenos, se o tempo estiver bom, com pessoas selecionadas pela organização. Crianças entre cinco e 14 anos deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis para subir na atração.
Dez guias cívicos cariocas chegaram nesta segunda-feira a São Luis para percorrer as ruas da cidade entregando panfletos e outros materiais sobre os Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. Durante o Pan e o Parapan, os adolescentes de comunidades carentes atuarão como voluntários em pontos turísticos e áreas de grande circulação para orientar turistas.
GAZETA PRESS