| 06/11/2002 14h44min
O governador eleito de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), esteve durante a manhã desta quarta-feira, dia 6, com o presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília. O peemedebista foi o primeiro governador eleito recebido em audiência pelo futuro presidente.
Luiz Henrique foi pedir o apoio de Lula para evitar a privatização do Banco do Estado de Santa Catarina (Besc), que está com leilão marcado para 16 de dezembro. A intenção do futuro governador catarinense é que o Banco Central deixe que a questão seja resolvida durante o seu mandato.
O peemedebista também propôs que Lula reúna todos os governadores eleitos, para que eles estabeleçam um novo pacto federativo e enviem sugestões ao Congresso para as reformas política, fiscal e tributária. Ele afirmou que, com as mudanças introduzidas pelo pacto federativo, os Estados teriam mais condições de financiar seus projetos sem recorrer à União.
Outro assunto discutido foi o combate à fome. O futuro governador catarinense sugeriu que a gestão Lula adote um projeto de combate à fome nos moldes daquele implantado no Estado. O projeto já funciona nas cidades de Blumenau, São Francisco do Sul e Joinville e prevê a instalação de cozinhas comunitárias criadas por uma organização não-governamental para fornecer alimentação a crianças carentes.
Antes da reunião com Lula, Luiz Henrique esteve no Ministério dos Transportes, onde discutiu os planos de conclusão da duplicação da BR-101, além de investimentos nas BRs 282, 470 e 280.
As informações são da Agência Reuters e da RBS TV.