| 03/11/2002 17h06min
Os australianos fizeram a festa no Onbongo Pro Surfing, que terminou neste domingo, 3 de novembro, com muito sol e boas ondas de 1,5 metro de altura na Praia Mole, em Florianópolis. O paranaense Peterson Rosa e o baiano Armando Daltro pararam nas semifinais e três aussies subiram no pódio da 44ª etapa do World Qualifying Series (WQS) – a divisão de acesso do circuito mundial de surfe profissional.
Com uma nota 9,5 na final, Chris Davidson garantiu a sua primeira vitória na temporada e também o retorno ao World Championship Tour (WCT) – a divisão de elite do circuito – em 2003. Richard Lovett foi vice-campeão e assumiu a liderança isolada do ranking do WQS. Com o terceiro lugar, o sul-africano Greg Emslie foi o intruso entre os australianos, que teve ainda Nathan Webster, com a quarta colocação.
A última prova da temporada vai ser disputada em Haleiwa, no Havaí, entre os dias 12 e 23 de novembro, quando vão ser definidos os 15 classificados do WQS para o WCT.
– Não tinha feito nenhuma final neste ano e vim para o Brasil com o objetivo de garantir a minha vaga para chegar no Havaí sem tanta pressão – contou o campeão Chris Davidson. – Teve boas ondas durante o campeonato inteiro e acho eu tive sorte de tirar aquela nota 9,5 – vibrou Davo, como é mais conhecido o surfista que não vencia um evento há dois anos.