| hmin
O mau tempo em Florianópolis deu trégua nesta quinta-feira, 1º de novembro, terceiro dia do Onbongo Pro Surfing – a 44ª etapa do World Qualifying Series (WQS) 2002, a divisão de acesso do circuito mundial. Apesar do ceú nublado, houve pouco vento, nenhuma chuva e bom público na Praia Mole. Em ondas de 1m50cm a 2m de altura, foram disputadas a quarta fase e parte da quinta, com 12 dos 32 cabeças-de-chave estreando. As baterias recomeçam às 10h deste sábado, 2.
As quatro baterias finais desta quinta foram emocionantes. Na última do dia, o catarinense Neco Padaratz acabou sendo eliminado por décimos de diferença. Precisando de 7,56 pontos para se classificar, ele surfou a última onda e recebeu nota 7,17. Totalizou 11,84 pontos – contra 13,17 do paulista Edgar Bischof e 12,23 do australiano Todd Prestage, que ficaram com as duas vagas para as oitavas-de-final.
Já o irmão Flávio Padaratz conseguiu se classificar, também com pequena diferença (12,56 contra 12,43) sobre o paranaense Maicon Rosa. O confronto foi vencido pelo paraibano Otávio Lima.
Já na terceira bateria da quinta fase, o potiguar Danilo Costa vibrou bastante ao passar às oitavas. Com os pontos conquistados, ele volta a figurar na lista dos 15 surfistas do WQS 2002, todos com vaga garantida na divisão de elite do ano que vem, o ASP World Championship Tour (WCT) 2003. O australiano Chris Davidson, que também está na briga pelas últimas vagas entre os top-15 do WQS 2002, venceu a disputa.
Bastante satisfeito ficou ainda o paraibano Fábio Gouveia, brasileiro com maiores chances de lutar pelo título mundial do WQS0 2002. Ele pegou um tubo para vencer a quinta bateria. O australiano Will Lewis foi o segundo, na bateria que incluía o australiano Mark Bannister e o espanhol Eneko Acero.
A quinta fase recomeça neste sábado com a sétima das dezesseis baterias, envolvendo o potiguar Marcelo Nunes, o australiano Darren O'Rafferty, o paraibano Jano Belo e o baiano Armando Daltro.
O tricampeão brasileiro Peterson Rosa estréia na bateria seguinte e outros 15 cabeças-de-chave também estarão fazendo suas primeiras apresentações no Onbongo Pro Surfing, penúltimo evento de nível máximo 6 estrelas da temporada.