| 16/05/2007 10h04min
O trânsito, além da segurança, é uma das grandes preocupações para a realização dos Jogos Pan-Americanos. Segundo o secretário de transportes do Rio de Janeiro, Arolde de Oliveira, as faixas seletivas nas Linhas Amarela e Vermelha facilitarão o deslocamento das pessoas para as instalações esportivas. As informações são do site GloboEsporte.com.
– A família Pan, formada por atletas, árbitros e mída, e os espectadores virão de origens diversas para cerca de 15 locais distintos. Vamos manter as faixas seletivas e as linhas de trem e metrô para que o acesso seja disponível a cada momento. Não haverá aumento de ônibus e sim maior velocidade de deslocamento para os locais – afirmou o secretário, em entrevista ao programa Bom Dia Rio.
Arolde de Oliveira responsabilizou o governo estadual por projetos, como a linha 4 do metrô, que ligaria Botafogo à Barra da Tijuca, não terem saído do papel. Mas garantiu que as linhas de integração criadas para os Jogos facilitarão a vida dos torcedores.
– O Pan será um sucesso, o que foi feito tem um valor inestimável, deixando um legado para a cidade. Serão tomadas medidas para que haja segurança e acesso fácil no entorno das instalações. O principal é que o atleta chegue na hora marcada para fazer seu aquecimento, e os espectadores tenham tranqüilidade para chegar aos locais – disse Oliveira.
Ouvidoria espera maior preocupação com a segurança
Conforme o ouvidor-geral Wanderley Rebello, serão necessários no mínimo 20 auxiliares para trabalhar nas instalações esportivas como ouvidores, mas o número suficiente ainda será avaliado. Rebello espera que os setores de transporte, das instalações esportivas e, principalmente, segurança recebam maior atenção durante a disputa dos Jogos.
– A ouvidoria do Pan começou a funcionar ontem e por enquanto temos apenas alguns comentários que serão enviados à organização como sugestões – afirmou Rebello.