| 09/05/2007 15h08min
Uma parceria entre o Centro de Excelência Esportiva do Ministério do Esporte (Rede Cenesp) e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) vai aplicar testes em 803 atletas de 32 modalidades no período que antecede os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em julho. Eles serão submetidos a avaliações fisiológicas, médicas, biomecânicas, fisioterápicas, psicológicas, capacidades e habilidades motoras.
O trabalho irá auxiliar as federações e confederações esportivas do país no controle e no aperfeiçoamento do desempenho esportivo dos atletas brasileiros que irão disputar o Pan 2007. Até o momento, 297 testes foram realizados pelo Ministério do Esporte. Os outros 507 acontecem nesta semana.
– Com base na avaliação são realizadas adequações nos treinos assegurando que cada atleta atinja seu potencial máximo de desempenho na modalidade em que atua – comentou Ricardo Avelar, diretor do Departamento de Excelência Esportiva, da Secretaria de Alto Rendimento.
Além do COB, o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), federações, confederações e organismos da iniciativa privada também mantêm o mesmo tipo de parceria para avaliações de seus representantes.
GAZETA PRESS