| 10/04/2007 23h09min
O Cerro Porteño venceu o Deportes Tolima por 1 a 0, nesta terça-feira, no Estádio Pablo Rojas, em Assunção, no Paraguai, pela Libertadores. O único gol da partida foi marcado por Morínigo, aos 35 minutos do segundo tempo de partida.
Com este resultado, o Grêmio não tem como se classificar de forma antecipada para a próxima fase da Libertadores, mesmo que vença o confronto de quarta-feira, contra o Cúcuta. O Cerro chegou aos sete pontos ganhos, igualando-se ao clube gaúcho e ao próprio Tolima, na liderança do Grupo 3. O Grêmio leva vantagem no saldo de gols. O Cúcuta é o lanterna com três.
O Cerro Porteño foi melhor no primeiro tempo e criou as melhores oportunidades para abrir o placar. O goleiro Julio salvou o time colombiano em duas cobranças de falta de Morínigo e em um chute de El Tigre Ramirez, aos 45 minutos da etapa inicial. Aos 30 minutos, o ex-atacante do Flamengo já havia batizado o poste do Tolima.
O Tolima tentava apenas nos contra-ataques, mas encontrava pela frente uma sólida defesa do Cero Porteño.
No segundo tempo, o Tolima teve um jogador expulso aos 13 minutos. Surpreendentemente, com um homem a menos, sete minutos mais tarde, o time colombiano teve sua chance para abrir o placar. Escobar aproveitou o rebote de fora da área e chutou a bola raspando o poste do Cerro.
A equipe da casa ainda perderia um gol inacreditável com Da Silva, de cabeça, aos 32 minutos.
Mas o desespero da torcida do Cerro Porteño acabaria aos 35 minutos do segundo tempo. E com a ajuda do bandeirinha. O meio-campista Achucarro recebeu em completo impedimento dentro da área do Tolima e escorou, de cabeça, para Morínigo fazer o gol.
O Cerro Porteño joga sua última partida na primeira fase da Libertadores no dia 24 de abril, uma terça-feira, às 21h15min, no Estádio Olímpico, contra o Grêmio. O Tolima enfrenta o Cúcuta, em clássico colombiano, no mesmo dia e horário.