| 04/04/2007 22h22min
O Fluminense perdeu para o América-RN nesta quarta, por 1 a 0, no Maracanã, mas avançou às oitavas-de-final da Copa do Brasil. Isto porque a equipe carioca marcou dos gols fora de casa, no Rio Grande do Norte, na partida de ida, quando venceu o América por 2 a 1.
O próximo adversário do Fluminense na Copa do Brasil será o Bahia.
O primeiro tempo foi disputado em ritmo de treino. O Fluminense mostrou a lentidão que vem caracterizando a equipe em 2007. Tanto que os primeiros 20 minutos foram de irritar os poucos tricolores presentes ao Maracanã. Chances mesmo apenas num chute de Arouca, de fora da área, e numa cabeçada errada de Carlos Alberto, que tiveram o mesmo destino, para fora.
Já o América pecava pela pouca criatividade de seu meio-de-campo, que insistia em carregar a bola e não conseguia penetrar na defesa adversária. Tanto que o principal momento de perigo do time potiguar foi aos 21 minutos, num chute de Ivanildo, que o goleiro Fernando Henrique defendeu sem maiores sustos.
Depois dos 30 minutos, mais graças a habilidade individual de alguns de seus jogadores, o Fluminense desperdiçou algumas boas chances de marcar. Aos 31 minutos, Alex Dias acionou Lenny, que chutou raspando a trave. Quatro minutos depois Alex Dias deu belo passe a David, que ganhou com o peito a bola, colocou na frente e, na cara do goleiro Fernando, chutou para fora.
Porém a melhor oportunidade tricolor ocorreu mesmo aos 44 minutos, quando a defesa americana saiu jogando errado. Alex Dias roubou a bola, se livrou de Douglas e chutou na trave. Na sobra, David arriscou e o goleiro fez boa defesa.
A segunda etapa parecia que ia começar num ritmo lento quando, aos 10 minutos, o América abriu o placar. Após boa triangulação do ataque potiguar, Paulo Isidoro descobriu Rodrigo Paulista livre na área. Mesmo marcado por Ivan, o atacante conseguiu deslocar o goleiro para fazer 1 a 0.
O lance serviu para acordar o Fluminense, que partiu para o ataque, mas ainda de forma desorganizada. Mesmo assim conseguiu criar algumas boas chances. Aos 13 minutos, Alex Dias acionou Ivan, que chutou de primeira e Fernando defendeu. O goleiro potiguar teve outra boa intervenção aos 21, quando Arouca cruzou e Luiz Alberto defendeu em cima dele.
Já o América pressionava menos do que deveria e suas chances, na maioria, eram em jogadas de bola parada, como aos 24 minutos, quando Paulo Isidoro cobrou escanteio e Douglas cabeceou sobre o gol.
O Fluminense passou a jogar de forma mais defensiva, tentando explorar os contra-ataques. Porém assustava apenas em jogadas de bola parada, como aos 35 minutos, quando André Moritz cobrou falta sobre o gol. Três minutos depois a situação piorou para o América, quando Marcinho, que já tinha cartão amarelo, foi expulso por colocar a mão na bola.
Aos 40 minutos o meia Carlos Alberto, principal contratação tricolor para a temporada, fez a sua primeira boa jogada, ao se livrar de dois marcadores e chutar para o goleiro defender com dificuldade. Um minuto depois o próprio Carlos Alberto acionou Soares, que chutou para fora, com perigo. Nos minutos finais o Fluminense conseguiu tocar a bola e administrar o resultado até o término do confronto.
GAZETA PRESS