| 02/04/2007 14h58min
A derrota de 1 a 0 para o Americano, na tarde de domingo, praticamente eliminou o Fluminense do Campeonato Carioca. Para se classificar para as semifinais da Taça Rio, o Tricolor precisa vencer o Boavista na última rodada, no próximo domingo, e torcer por tropeços de Friburguense e Volta Redonda, que não podem nem empatar seus compromissos com Madureira e Americano, respectivamente. Por isso a concentração agora está voltada para a Copa do Brasil. Por essa competição o time enfrenta o América-RN nesta quarta-feira, às 21h45, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pelo confronto de volta da segunda fase.
Como venceu o jogo de ida por 2 a 1, a vantagem do Fluminense é grande, já que na Copa do Brasil o gol marcado na casa do adversário vale como critério de desempate. Por isso, os cariocas podem perder até por 1 a 0. Ao time potiguar, resta ganhar por dois ou mais gols de vantagem ou por um gol de diferença, a partir de 3 a 2. Se devolver os 2 a 1 o América forçará a disputa de pênaltis.
Tentar evitar que o abatimento do elenco não interfira no rendimento na partida contra o América é o grande desafio dos tricolores. O técnico Joel Santana, porém, se mostra confiante.
– Uma competição não tem nada a ver com a outra. O Fluminense não esteve bem até aqui no Campeonato Carioca e vive uma situação delicada em termos de classificação. Porém, na Copa do Brasil, passamos pela primeira fase com enorme tranqüilidade e estamos em excelentes situações para este jogo. Respeitamos muito o América, mas sabemos que precisamos nos classificar e não nos permitimos mais errar – disse Santana.
Um dos líderes do elenco do Fluminense, o goleiro Fernando Henrique disse que a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil é uma obrigação dos jogadores para amenizar o sofrimento da torcida. Ele fez críticas severas aos companheiros de plantel com o objetivo de tentar mudar a situação.
– O Joel Santana tem feito a sua parte. A diretoria tem feito a sua parte. A torcida então nem se fala. Mas nós não estamos correspondendo. Nós precisamos ter vergonha na cara para reverter esse quadro. Venho a público assumir que a culpa pelo que está acontecendo é de nós, os jogadores – afirmou o goleiro Tricolor.
O elenco do Fluminense realizou apenas um trabalho leve nesta segunda-feira, principalmente os titulares do jogo contra o Americano. Apenas nesta terça-feira é que Joel Santana vai definir a formação que vai a campo. O classificado deste duelo vai pegar o Bahia nas oitavas-de-final.
GAZETA PRESS