| 04/04/2007 14h30min
Diferentemente do que prevê a legislação em eventos esportivos, os assentos de espectadores nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro não serão numerados. Nesta terça-feira, durante o anúncio do adiamento da venda de ingressos, o comitê organizador do evento (Co-Rio) informou que as entradas apenas indicarão o setor em que o torcedor deverá ficar, em vez de determinar um lugar específico. Os torcedores que adquirirem os ingressos para o Pan a partir de 27 de abril poderão escolher em que setor da arquibancada desejarão ficar, embora seu assento específico não esteja definido dentro do bloco escolhido.
Embora a política contrarie o que determina o Estatuto do Torcedor, o Co-Rio divulgou nota oficial dizendo que o código não se aplica ao Rio-2007 porque não há vínculo formal de trabalho entre atletas participantes do evento.
De acordo com a comissão organizadora, “segundo o artigo 28 da Lei Pelé, a atividade do atleta profissional, de todas as modalidades desportivas, é caracterizada por remuneração pactuada em contrato formal de trabalho firmado com entidade de prática desportiva, aplicando-se ao atleta profissional as normas gerais da legislação trabalhista e da seguridade social. Durante os Jogos Rio 2007, os atletas participantes dos mesmos não atuam em âmbito profissional, não havendo tampouco qualquer contrato formal de trabalho prevendo remuneração aos atletas”, consta.
Ainda que as principais competições no mundo tenham lugares numerados, o diretor de marketing da entidade, Leonardo Gryner, assegura não estar preocupado com as críticas que o Pan poderá receber por não adotar tal prática.
– Cada comitê olímpico faz à sua maneira, de acordo com a sua cultura. Esta é a nossa, e acredito que estamos dando um grande passo rumo à setorização – salientou.
Os ingressos para o Rio-2007 começarão a ser comercializados pela Internet a partir do primeiro minuto de 27 de abril no site www.ingressosrio2007.com.br. A venda nas bilheterias será iniciada em primeiro de julho.
GAZETA PRESS