| 03/04/2007 18h03min
A decisão da organização dos Jogos Pan-Americanos 2007 de proibir blogs de atletas, treinadores e outros membros de equipes de apoio durante a competição está tendo repercussão internacional. O assunto foi abordado em reportagem do The New York Times, na edição da última segunda.
O início do texto aponta que, quando o Pan começar no Rio, milhares de atletas correrão, lutarão, pularão, mas estarão privados de um exercício diário: o ato de blogar.
O NYT cita outros casos de cerceamento de veículos online, apontando como uma tendência: recentemente, a Associação Mundial de Jornais entrou em atrito com a Federação Internacional de Rugbi, por causa de dificuldades impostas à cobertura online durante o mundial da categoria, que ocorre em setembro, em Paris.
A reportagem considera ainda que a tensão entre veículos online e organizações esportivas vem crescendo desde o final dos anos 1990 – em 1997, um jornal da Flórida quase perdeu a credencial de cobertura da NFL (Liga de Futebol Americano) por causa de fotos publicadas na vesão online.
A reportagem mostra ainda que, no caso de entidades de esportes não tão populares, o uso da internet é bem-vindo para divulgar mais as modalidades. Foi o caso da regata de volta ao mundo, do ano passado – os competidores eram incentivados a manter um blog.
No caso dos Jogos Pan-Americanos, os organizadores mantém o discurso de que apenas seguem a orientação do Comitê Olímpico Internacional e que as regras que estarão em vigor no Rio são as mesmas dos últimos Jogos Olímpicos de Inverno, no ano passado, em Turim.
O capitão da equipe de esgrima dos Estados Unidos, Jeff Bukantz, defende o direito de atletas manterem um blog durante as competições – até como um meio de catarse, de desopilar. Ele soube há pouco tempo que os blogs estavam proibidos no Pan 2007 e considerou a medida "chocante". No entanto, prometeu seguir as regras do Comitê Organizador:
– Isso é certamente uma notória forma de censura. Mas nossos atletas acatarão qualquer regra dos organizadores – declarou Bukantz.