| 18/03/2007 18h17min
O secretário estadual de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Enio Bacci, encontrou-se com o ministro da Justiça, Tarso Genro, na tarde deste sábado, para entregar uma lista de reivindicações sobre o sistema penitenciário no Estado. Os principais pedidos somam R$ 32 milhões para construção de presídios em Passo Fundo, Santa Maria, Lajeado e Bento Gonçalves. Eles viriam a se somar aos já existentes nestas cidades.
Os pedidos para construção de presídios com 500 vagas em Passo Fundo, 500 em Santa Maria, 400 em Lajeado e 400 em Bento Gonçalves já foram pré-aprovados pelo Ministério da Justiça. O secretário Bacci aproveitou que o gaúcho Tarso virou titular do ministério para reivindicar pressa na liberação dos recursos.
Bacci disse que estão quase prontos quatro novos pavilhões no Presídio Central de Porto Alegre, com cerca de mil vagas, e o presídio regional de Caxias do Sul, com 400 vagas. Além disso, disse que as novas penitenciárias poderão reduzir em
40% a superlotação
carcerária.
Participaram também da reunião numa sala do Hotel Embaixador o Secretário Nacional de Segurança Pública, o também gaúcho Luiz Fernando Corrêa, o comandante da Brigada Militar, coronel Edson Alves, e o chefe da Polícia Civil, delegado Pedro Carlos Rodrigues.