| 15/03/2007 14h13min
Na reunião com os partidos aliados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que dará posse nesta sexta-feira a três novos ministros: Tarso Genro na Justiça, José Gomes Temporão, na Saúde e Geddel Vieira Lima, na Integração Nacional.
Conforme a Globo News, a reforma ainda não foi fechada, o que deve ocorrer só no fim da semana que vem. Sem o ministério da Integração, o PSB pediu nova reunião com Lula.
Segundo o presidente do PMDB, Michel Temer, o deputado Odílio Balbinotti (PR), apesar de responder a processo no Supremo Tribunal Federal (STF), foi confirmado na Agricultura, mas sua posse foi marcada para a próxima quinta-feira. O motivo oficial do adiamento da posse de Balbinotti é a viagem do atual ministro, Luís Carlos Guedes, para a Indonésia. Ao ser apresentado ao presidente, nesta quinta-feira, Balbinotti disse que não se sente constrangido em assumir a pasta respondendo a processo na Justiça.
Mais cedo, o presidente explicou sua opção pela escolha de técnicos para os ministérios da Educação e da Saúde. Lula sinalizou a permanência de Fernando Haddad na pasta da Educação e escolheu Temporão, ex-diretor do Instituto Nacional do Câncer (Inca), para a Saúde. Ao ser indagado sobre as escolhas para o novo Ministério, Lula respondeu:
– Eu acho que tem duas coisas fundamentais: educação e saúde. A gente não brinca, não partidariza, e a gente monta um governo com as pessoas que têm competência, com as pessoas que têm capacidade de montar um bom governo. Porque, se na saúde você brincar, é morte. Na educação, se você brincar, é um analfabeto – afirmou Lula, que estava na reunião ao lado dos ministros Haddad, Dilma Rousseff (Casa Civil) e Walfrido dos Mares Guia (Turismo), cotado tanto para a pasta de Relações Institucionais quanto para a de Desenvolvimento.
PMDB fica com cinco ministérios
Com Temporão na Saúde, Geddel na Integração e Balbinotti na Agricultura, o PMDB passa a ter cinco ministérios. O partido já tem Comunicações (Hélio Costa) e Minas e Energia (Silas Rondeau). Os dois ministros continuam nos cargos.
O ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, também vai deixar a equipe de Lula. Ele disse que o presidente aceitou seu pedido de sair do governo e que Lula já busca um substituto para a pasta. Segundo o Blog do Noblat, o substituto deve ser Mares Guia. Já o Ministério do Turismo deve mesmo ficar com Marta Suplicy, que está apenas aguardando um telefonema para dizer sim.
Mares Guia, que nesta quinta participou ao lado de Lula do lançamento do novo programa educacional, disse que o presidente não o convidou para nenhum dos dois ministérios. Segundo ele, nas conversas sobre reforma ministerial, o argumento de Lula é de que o governo está funcionando e que faltam poucos nomes a serem definidos.
Já o deputado Paulinho da Força (PDT-SP) disse ter recebido de Tarso Genro, numa rápida conversa na tarde desta quarta-feira, a confirmação que o ministério reservado para o PDT é o da Previdência Social. O nome indicado pelo partido para o cargo é o do presidente do PDT, Carlos Lupi, que vem negando ter recebido convite oficial. Segundo o colunista Ancelmo Gois, Lupi será mesmo ministro.
AGÊNCIA O GLOBO