| 15/03/2007 08h07min
O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, pediu em agosto do ano passado a abertura de uma investigação contra o futuro ministro da Agricultura, Odílio Balbinotti (PMDB-PR). Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo, o inquérito é sigiloso e corre no Supremo Tribunal Federal. Balbinotti estaria sendo investigado por crime contra a fé e por falsidade ideológica.
Balbinotti disse ser inocente e “limpo”. Ele não quis dar detalhes da investigação e anunciou que hoje irá se explicar pessoalmente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele também admitiu que tem dívidas com o Banco do Brasil, mas argumentou que todo agricultor as tem e que, se tem dívida, é porque tem crédito.
Natural da cidade gaúcha de Gauram,a Balbinotti representa o agronegócio exportador brasileiro. Ele teve o nome apoiado pelos governadores Roberto Requião (PMDB-PR) e Blairo Maggi (PR-MT), e por José Borba, ex-deputado do PMDB que renunciou em 2005 para escapar do processo do
mensalão.
A empresa
de Balbinotti, a Adriana Sementes, produz sementes de soja em 26 mil hectares em Mato Grosso -posição que coloca o novo ministro como o maior produtor de sementes de soja do país.