clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 15/03/2007 13h08min

Lula critica redução da maioridade penal ao apresentar PAC da Educação

Segundo presidente, 3 milhões de jovens estão à mercê do crime no Brasil

Na apresentação das linhas gerais do Plano de Desenvolvimento da Educação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar a redução da maioridade penal e da punição para os jovens que estão fora da escola e entram na criminalidade. Para ele, o Estado tem de assumir parte da responsabilidade por mais de 3 milhões de jovens sem perspectiva de vida no Brasil.

– Quando acontecem exceções que levam os jovens a cometerem barbaridades, a primeira atitude é alguém pedir: “vamos diminuir a maioridade penal, porque assim nós resolvemos o problema dos jovens" – criticou o presidente.

Conforme o site G1, Lula disse que os jovens que estão fora da escola ficam à mercê do crime organizado.

– Nós temos um estoque de 3 milhões de jovens entre 15 a 24 anos que está fora da escola, que parou de estudar. Esses jovens que pararam de estudar e não estão trabalhando estão à mercê do crime organizado, estão à mercê de cometer fatalidades – disse Lula na abertura do encontro. Apesar do grande número de jovens com propensão ao crime, para o presidente, o jovem que opta pela vida criminosa é exceção na sociedade.

Conforme Lula, investir em educação cativando os jovens a permanecer nas escolas e não se render ao crime é um “dinheiro barato” para melhorar a qualidade da população e reduzir a criminalidade.

Chamado de PAC da Educação, alusão ao programa de estímulo ao crescimento econômico, o PDE pretende disponibilizar R$ 8 bilhões nos próximos quatro anos para investir, sobretudo, em alfabetização. Lula admitiu que sua política de alfabetização no primeiro mandato foi insuficiente.

Questionado sobre mudanças no comando do Ministério da Educação, Lula respondeu que com educação e saúde “não se brinca e nem partidariza”.

– Na saúde, se você brincar, é morte. Na educação, se você brincar, é o analfabeto.

AGÊNCIA BRASIL
Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.