| 14/03/2007 15h56min
Governistas como o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), ex-presidente da Câmara, já admitem que o governo pode perder a queda-de-braço com a oposição sobre a CPI do Apagão. Durante a discussão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do recurso do PT que tenta impedir a instalação da CPI, o petista admitiu que o governo pode perder mais uma vez no Supremo Tribunal Federal (STF).
Situação semelhante ocorreu na criação na CPI dos Bingos, quando o STF determinou, por nove votos a um, que a presidência do Senado indicasse os integrantes da CPI. O governo saiu derrotado e a oposição fez da CPI uma trincheira.
– Como vivemos no Brasil a judicialização da política, essa CPI deverá ser instalada. A decisão não está nas nossas mãos, já que o STF vai analisar e deve decidir – afirmou.
Se o ministro Celso de Mello, relator no STF do mandado de segurança que tenta garantir a instalação da CPI, decidir a favor da oposição, estará instalada a discórdia, já que o governo deve garantir o arquivamento da CPI na CCJ e depois no plenário, instâncias onde tem maioria. Até o momento, a aposta mais forte é de que o Supremo mantenha o entendimento adotado na CPI dos Bingos.
AGÊNCIA O GLOBO