| 14/03/2007 15h14min
Deputados de oposição conseguiram adiar a votação do recurso do PT contra a instalação da CPI do Apagão Aéreo por meio de pedido de vista conjunto. O recurso, dessa forma, só poderá ser analisado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) na próxima semana.
Antes do pedido de vista, o relator do recurso, deputado Colbert Martins (PMDB-BA), apresentou seu voto contrário a instalação da CPI. Segundo ele, o requerimento para criação da comissão de inquérito apresente três falhas: não indica o número de seus integrantes, não estabelece data de funcionamento, nem apresenta fato certo e determinado, como estabelece a Constituição. Martins disse que, por essas razões, o recurso do PT deve ser acatado pela CCJ, e o requerimento de criação da CPI deve ser arquivado.
No recurso, o PT alega que não há fato determinado para justificar a investigação. A oposição é contra a votação da matéria por considerar que o pedido de instalação da CPI cumpriu os pressupostos constitucionais exigidos.
Pelo menos três votos em separado contrários ao do relator foram apresentados por deputados de oposição para tentar garantir a instalação da CPI.
Segundo o G1, com a decisão adiada na comissão, onde o governo tem maioria, os deputados de PFL, PSDB e PPS torcem para que o Supremo Tribunal Federal (STF) se manifeste logo sobre o pedido de liminar que fizeram para garantir a instalação da CPI, emperrada desde semana passada.