| 10/03/2007 20h09min
O Inter empatou com o Santa Cruz em 1 a 1 no início da noite deste sábado, em pleno Estádio Beira-Rio, pela terceira rodada do returno do Gauchão de 2007. Assim como ocorreu na partida do meio da semana contra a Ulbra, o time de Abel Braga tropeçou em casa e viu a situação ficar muito complicada na primeira fase do Estadual. Christian abriu o placar para o Colorado aos 36 minutos da primeira etapa. Jé empatou para os visitantes logo no início do segundo tempo.
Com o resultado, Inter, Santa Cruz e Novo Hamburgo, que enfrenta o Guarany-Ba neste domingo, se igualam na terceira colocação do Grupo 1 do Gauchão com 15 pontos ganhos. O time da Ulbra é a segundo com 18. O líder da chave é o Juventude, com 24.
O Inter iniciou o jogo pressionando o Santa Cruz. Com o apoio constante dos laterais e com Alexandre Pato procurando bastante o jogo, coube ao goleiro Marcelo Pitol salvar o time do Interior logo que a bola rolou no Beira-Rio.
No primeiro minuto, Pato recebeu um levantamento na entrada da área. Ao ver Pitol saindo em desespero da meta, a jovem revelação colorada tentou marcar o gol por cobertura usando a cabeça. O goleiro do Santa Cruz conseguiu se recuperar e espalmou para córner.
Como o decorrer do confronto, o Santa Cruz conseguiu se ajeitar dentro de campo. Odair e Jé tentavam armar as jogadas, mas a zaga do Inter praticamente não deu chances para o azar nos primeiros 45 minutos.
O jogo continuava complicado para o Inter. O zagueiro Índio, com arrancadas pela direita, conseguia bons lances, mas chances para abrir o placar eram raras neste momento do confronto. Como o gol demorava a ocorrer, a torcida começou a demonstrar sua insatisfação nas arquibancadas.
Foi aí que a dupla de ataque do Inter apareceu. Aos 36 minutos, Christian dominou pela meia-esquerda. Rolou para Pato e recebeu a devolução. Ao entrar na área, chocou-se com o zagueiro Sefrim e o juiz Leonardo Gaciba marcou a penalidade máxima. A cobrança foi perfeita e, desta vez, Pitol nada pôde fazer. Depois de quase oito anos longe, Christian voltou a marcar com a nove do Colorado.
Na volta para o segundo tempo, Rogério Zimmermann alterou a equipe. Rafael saiu para a entrada de Vander e Vanderson deixou o campo para dar lugar ao ponta-esquerda Thiago Martins.
Em seu primeiro lance, Thiago Martins entortou Elder Granja pela esquerda e rolou para o meio da área, onde estava Jé. O meia revelado nas categorias de base do Grêmio chutou e empatou o jogo.
Com a igualdade no placar, o Inter foi para cima. O Santa Cruz não mostrou temor e seguia assustando o goleiro Renan. O jogo no Beira-Rio se tornou eletrizante.
Alexandre Pato voltou a aparecer no jogo, para pânico dos defensores do Santa Cruz. O problema é que o garoto abusava da individualidade e, quando conseguia bons passes, os companheiros não ajudavam. Em um destes lances, Michel recebeu completamente sozinho, na cara de Pitol, mas errou o chute e despertou a ira da nação colorada no Beira-Rio.
Ao final do jogo, os torcedores vaiaram a equipe e protestaram contra alguns jogadores, principalmente contra o peruano Hidalgo.
Além do mau resultado, Abel Braga terá que superar outros problemas relacionados com a partida frente ao Santa Cruz. Wellington Monteiro lesionou-se com certa gravidade no joelho. Ele será reavaliado neste domingo. Edinho e Elder Granja também deixaram o gramado sentindo fortes dores.
O Colorado se prepara agora para jogar quarta contra o Vélez Sarsfield, no Estádio Fortín, em Buenos Aires, pela Libertadores da América, ás 19h30min (de Brasília). O Santa Cruz, que tem um jogo a menos que o Inter no Gauchão, enfrenta o Novo Hamburgo, no mesmo dia, às 20h30min, fora de casa.
VINICIUS REBELLO