| 09/03/2007 22h37min
Milhares de uruguaios se manifestaram nesta sexta-feira pelas ruas de Montevidéu contra a visita do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, a quem consideram um imperialista e reprovaram seu presidente, Tabaré Vázquez, por assumir uma atitude entreguista.
– Bush fascista, você é o terrorista. Vázquez imbecil, você é o alcoviteiro – foi o lema mais cantado durante a marcha, que durou quase três horas.
Para mostrar esse "abraço maligno", junto aos manifestantes marchavam dois grandes bonecos: um com a cara de Bush vestido de namorado e outro de Vázquez caricaturado como uma namorada pronta para se casar, que foram queimados no final do protesto. O cartaz empunhado à frente da manifestação dizia: "Fora Bush genocida e rapineiro. Não ao governo entreguista".
Muitos dos coros entoados e cartazes protestavam contra a assinatura do Tratado Marco de Comércio e Investimentos (TIFA, sigla em inglês) que os países assinaram em janeiro. A manifestação foi convocada pela Coordenadora Antiimperialista, formada por associações de aposentados e estudantes, o sindicato de taxistas, organizações sociais e grupos radicais uruguaios.
Também foram vistas manifestações de apoio à revolução cubana e ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, a quem mais de um cartaz pedia "perdão" por permitir a visita de Bush ao Uruguai. Um membro do movimento radical uruguaio Foguistas, identificado só como Bruno, disse que estavam protestando contra a presença no Uruguai "do presidente do Estado imperialista que condena o povo da América Latina a condições de miséria".
A marcha terminou na Praça Liberdade, próxima ao edifício onde se encontra o Ministério de Relações Exteriores, em cujas paredes foram pintadas frases contra o ministro Reinaldo Gargano. No local, os manifestantes deixaram um grande caixão marrom com uma cruz de cor prata em cima, para simbolizar a morte da soberania nacional.
AGÊNCIA EFE