| 09/03/2007 14h43min
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, se disse impressionado com a tecnologia de biocombustíveis desenvolvida e utilizada no Brasil. Durante visita do dirigente norte-americano a uma instalação da Petrobras, em Guarulhos, o presidente da empresa, José Sergio Gabrielli, explicou a Bush como é feita a produção de álcool combustível a partir da cana-de-açúcar no país e quais são seus empregos. Gabrielli, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mostrou como é realizado o refino da cana, a produção de álcool e como funciona um motor bicombustível.
Bush também conheceu os vários vegetais utilizados pela Petrobras para a produção de biodiesel, um biocombustível que poderá substituir o diesel utilizado em caminhões, máquinas e motores. Atualmente o Brasil tem um programa que prevê a adição de biodiesel ao diesel em proporções cada vez maiores. Há pouco tempo, alguns Estados norte-americanos começaram a implantar programas semelhantes, mas a abrangência deles ainda é muito pequena.
No evento, que contou com a participação de mais de 200 empresários e autoridades na unidade de distribuição da Transpetro, Bush fez questão de cumprimentar o país pelos avanços no campo dos biocombustíveis.
– Meus cumprimentos ao presidente (Lula) por manter seu país no topo da tecnologia de uso do etanol – disse o norte-americano.
Durante seus agradecimentos, Bush também não deixou de levantar o moral das empresas dos Estados Unidos.
– Agradeço também a presença da Ford e da GM. É bom ter vocês por aqui – comentou, elogiando o trabalho dessas empresas no desenvolvimento de motores do tipo flex fuel no Brasil, dos quais viu duas unidades durante a visita.
Após a visita às instalações da Petrobras, Lula e Bush seguiram para o almoço em hotel na capital paulista. O cardápio inclui salada de legumes com camarão, filé mignon ao molho com champignon, manga, musse de maracujá e vinho nacional.
VALOR ONLINE