| 09/03/2007 10h23min
Em clima tranqüilo, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chegou ontem à noite a Buenos Aires, onde assinará uma série de acordos bilaterais com seu colega argentino, Néstor Kirchner, e participará de um ato em repúdio ao presidente norte-americano George W. Bush. Chávez desembarcou por volta das 23h10min e foi recebido pelo chanceler argentino, Jorge Taiana, e pelo secretário-geral da Presidência, Oscar Parrili. No hotel em que se hospedou, era esperado por integrantes de organizações sociais, de direitos humanos e de partidos de esquerda.
No roteiro de hoje, estão previstas uma entrevista ao Canal 7, emissora de televisão estatal da Argentina, e uma visita à residência presidencial, nos arredores de Buenos Aires. O venezuelano também assinará com Kirchner um acordo na área de tecnologia agropecuária, estabelecendo que a Argentina transfira à Venezuela conhecimentos na produção de gado, milho e soja.
À noite, Chávez será o principal orador de
comício em um estádio de futebol da
capital argentina, convocado por grupos sociais, políticos e de direitos humanos. O objetivo é protestar "contra o imperialismo" e a viagem de Bush pela América Latina, que nesta sexta deixa o Brasil em direção ao Uruguai. Além do ato, o Partido Operário (esquerda) convocou para esta sexta uma manifestação diante da embaixada dos EUA em Buenos Aires.
Chávez deve viajar amanhã à Bolívia.