| 08/03/2007 20h25min
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, chegou a São Paulo na noite desta quinta-feira, na primeira etapa de uma viagem pela América Latina que levará o líder americano a cinco países, e na qual pretende estreitar laços com a região. Ele visitará ainda Uruguai, Colômbia, Guatemala e México.
Bush, que permanecerá no Brasil pouco menos de 24 horas, aterrissou às 20h06min no aeroporto de Guarulhos. O presidente norte-americano desceu do avião Airforce One ao lado da esposa Laura Bush. Também estavam no avião a secretária de Estado, Condoleezza Rice, e a representante do Comércio dos Estados Unidos, Susan Schwab. O presidente norte-americano foi recebido por Antonio Patriota, novo embaixador brasileiro em Washington, e pelo prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab.
Para acompanhar a chegada do presidente norte-americano, os jornalistas tiveram de passar por uma revista de raio-X. Não foi permitido que os profissionais levassem celular ou bolsa
para a pista. O material de
trabalho ainda foi revistado e vistoriado por um cão farejador norte-americano. Depois, por um cão brasileiro.
Depois de acenar para jornalistas, Bush entrou numa limousine e foi escoltado por uma carreata de 40 carros. Seguiu para o hotel Hilton no Morumbi. Cerca de 600 pessoas estão trabalhando desde o dia 4 de março na operação de chegada de Bush, entre funcionários da Infraero, Polícia Federal e Ministério das Relações Exteriores.
Nesta sexta-feira, ele se encontra com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir as possibilidades de o etanol integrar a lista de combustíveis dos EUA. Bush visitará a instalações nas quais a Petrobras armazena etanol e mistura o combustível com a gasolina consumida pelos brasileiros.
A maioria dos analistas nos EUA coincide em que outro propósito da viagem é resistir à influência do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que Washington considera contrária a seus interesses na região. Coincidindo com a
viagem de Bush, Chávez fará visitas à
Argentina e à Bolívia, onde deverá liderar protestos contra o norte-americano.
Durante a quinta-feira, vários protestos agitaram a cidade. Houve confusão e confronto com a polícia. Na quarta-feira, manifestantes queimaram um boneco com o rosto de Bush.