clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 09/03/2007 11h08min

Bush chega a Guarulhos para encontro com Lula

Ruas da capital paulista foram fechadas para passagem de comitiva

A comitiva do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, chegou por volta das 10h15min desta sexta ao terminal da Transpetro, em Guarulhos, onde se encontrará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o site G1, Bush deixou o Hotel Hilton, na zona sul de São Paulo, por volta das 9h40min. Para o deslocamento de Bush e da primeira-dama, que também deixou o hotel em outra comitiva, foram bloqueadas as pistas expressa da Marginal Pinheiros e a pista sentido Zona Sul da Avenida Luís Carlos Berrini.

Bush, que estava em uma limusine, acenou para as pessoas que estavam nas ruas bloqueadas para a passagem da comitiva. A pista foi liberada imediatamente após sua passagem.

Menor, a comitiva da primeira-dama Laura Bush passou pela Marginal Pinheiros, em direção à sede de um projeto social na Vila Madalena, zona oeste da capital. Duas limusines e 13 carros passaram pela via, que só foi reaberta às 9h45min.

O principal motivo da visita de Bush é discutir a formação de uma mercado global de etanol, o álcool combustível. Brasil e Estados Unidos são os maiores produtores de álcool do mundo, sendo responsáveis por 35 bilhões dos 50 bilhões de litros gerados no mundo. Para empresários do setor que querem vender álcool no mercado internacional, é importante que Brasil e EUA se unam para criar regras de preço e qualidade para o produto – assim, aumentam as garantias de compradores de vendedores de etanol.

Bush também tem interesses políticos, além dos comerciais. Segundo especialistas, o líder norte-americano quer deter o avanço da influência do venezuelano Hugo Chávez nas nações vizinhas e reduzir a dependência americana dos países do Oriente Médio que exportam petróleo. Ao contrário do Brasil, que já substituiu 45% de suas necessidades de gasolina pelo álcool, o etanol tem muito mercado para conquistar nos EUA, que só substituiu 3% da gasolina por combustível renovável.

Já Lula está mais interessado em parcerias com os norte-americanos na área comercial – o que incluiria, além da formação de um mercado mundial de etanol, a reabertura das negociações comerciais mundiais (a chamada rodada Doha).

Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.