| 05/03/2007 22h50min
Com a proximidade dos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro e a definição final da Confederação Brasileira de Hipismo sobre o processo de seleção dos cinco conjuntos que irão compor a equipe nacional de salto, o cavaleiro Rodrigo Pessoa, já convocado, divulgou que não irá competir por discordar dos critérios estabelecidos.
Segundo Mauricio Manfredi, presidente da entidade, Rodrigo precipitou-se ao declarar que não participará do Pan. Por achar que este critério poderá diminuir as chances de uma medalha por equipe, está descartando completamente a sua oportunidade de conquistar uma medalha individual. A equipe de saltos poderá levar cinco cavaleiros, que devem ser inscritos até o dia 22 de junho. Além de Rodrigo Pessoa, Bernardo Alves também já está convocado – ambos por terem o melhor índice técnico no ranking mundial.
O objetivo da CBH, ao definir que as vagas objetivas para o Pan serão disputadas em duas provas realizadas no Brasil (a primeira de 18 a 22 de maio na Sociedade Hípica Paulista e a segunda de 31 de maio a 3 de junho durante o CBS – Senior Top no Rio de Janeiro e que, provavelmente, será no Centro Hípico Deodoro) é promover o hipismo num ano em que os olhares estão voltados para o esporte e contemplar um número maior de cavaleiros com a oportunidade de disputar as três vagas.