| 09/02/2007 19h17min
Os cariocas Ricardo Winicki, o Bimba, e Bernardo Low-Beer garantiram nesta sexta suas vagas nos Jogos Pan-Americanos de 2007. Atual campeão pan-americano, Bimba confirmou a classificação na classe RS:X ao chegar em terceiro lugar na segunda das três regatas disputadas no sexto dia de competições na Baía da Guanabara. Bernardo também encerrou a participação na classe Sunfish e garantiu presença nos Jogos, em julho.
Com o resultado, Bimba assegurou a primeira posição entre os brasileiros, mas ficou em terceiro na classificação geral, superado pelo português João Rodrigues e pelo venezuelano Carlos Flores. A competição teve vento mais constantes nesta sexta, mas variando de 5 a 15 nós, dependendo da raia.
– O meu objetivo foi alcançado, mas sem dúvida poderia ter velejado melhor. Em algumas regatas olhei só para os brasileiros. Claro que eu queria estar no alto do pódio, mas perder para meu amigo português não faz diferença. Já para o venezuelano, que vou enfrentar aqui no Pan, foi uma surpresa. O engraçado é que usei ma vela que comprei dele no ano passado. Quando a vela rasgou na primeira regata do dia, ele riu e falou que a vela era amaldiçoada – lembrou Bimba.
Entre as mulheres, a briga está restrita às Patrícias. Patrícia Castro lidera com 12 pontos, contra 14 de Patrícia Freitas. Freitas precisa vencer a última regata e torcer para Castro chegar após o terceiro lugar. Com isso, elas ficariam empatadas e Patrícia Freitas ganharia a vaga por ter mais primeiros lugares. Patrícia Castro garante a vaga se chegar em segundo.
Na classe Laser, Robert Scheidt venceu as duas regatas do dia e reassumiu a liderança da classe, após nove regatas. Ele soma 10 pontos perdidos, contra 13 de Bruno Fontes. Eduardo Couto, com 22 pontos, tem chances reduzidas.
Outra briga emocionante está sendo travada na J/24. Maurício Santa Cruz reassumiu a liderança, com um segundo e um primeiro lugares. Daniel Glomb, com um 3º e um 4º, caiu para a segunda posição. Os dois estão empatados com 10 pontos, mas Santinha leva vantagem por ter dois terceiros lugares. José Paulo Barcellos, com 16 pontos, está praticamente fora da disputa.
Outra classe que apresenta empate nos pontos é a Laser Radial. Viviane Béghin é a nova líder, superando Adriana Kostiw. As duas têm 12 pontos, mas Béghin tem quatro vitórias contra duas de Kostiw. Fernanda Decnop, com 15, também tem chances.
No Lightning, três tripulações estão emboladas nas primeiras colocações. No momento, Cláudio Biekarck tem 13 pontos, contra 17 de George Rider e 18 de João Signorini, que entrou na briga após vencer a última regata desta sexta. Faltam duas regatas para a definição.
Por fim, no Snipe, a briga também está entre três barcos: Alexandre Paradeda/Pedro Tinoco, com 18, Bruno Bethlem/Dante Bianchi, com 23, e Rafael Gagliotti/Henrique Wisniewski, com 27.