| 22/01/2007 12h55min
O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), candidato alternativo à presidência da Câmara, disse estar otimista com suas primeiras movimentações e contou que já conversou com 66 dos 70 deputados tucanos, que lhe garantiram todo apoio. Ainda nesta segunda-feira, ele terá sua primeira reunião com o líder tucano Jutahy Magalhães (BA), que havia anunciado apoio à candidatura do petista Arlindo Chinaglia (SP).
Fruet disse que o PPS deve fechar apoio oficial à sua candidatura na próxima quarta-feira e também está otimista com o apoio de deputados da bancada do PDT. O tucano disse ter mantido contato com o líder do partido, Fernando Coruja (SC), e espera obter apoio de vários parlamentares pedetistas, mas não o apoio oficial da legenda.
O tucano disse que vai incorporar a sua plataforma de campanha a valorização do parlamentar. Ele disse ter feito um levantamento no qual constatou que, das 140 sessões realizadas na Câmara no ano passado, em apenas 24 houve deliberações.
– É preciso inverter essa lógica, não permitir que as medidas provisórias tranquem tanto a pauta e valorizar as propostas apresentadas pelos deputados – disse Fruet.
O parlamentar anunciou ainda que vai trabalhar para que seja facilitada a tramitação de emendas parlamentares. Ele afirmou que a dificuldade de aprovar emendas, em função da tramitação, faz com que vários deputados desistam dos seus pleitos.
– Essa burocracia acaba dificultando o trabalho dos parlamentares e abrindo caminho para outro tipo de negociação – disse o tucano, referindo-se a negociatas com emendas.
AGÊNCIA O GLOBO