| 09/01/2007 14h27min
O presidente do PDT, Carlos Lupi, apresentou, ao presidente da Câmara e candidato à reeleição, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), uma carta com propostas a serem adotadas pelo Legislativo. O documento, entregue no final da manhã desta terça, foi elaborado pela executiva nacional do partido e sugere, entre outras coisas, a criação de uma comissão permanente de normas e projetos, que ficaria encarregada de elaborar propostas relevantes para o país e de fixar prazos diferenciados para a tramitação das matérias consideradas mais importantes.
O documento também propõe a definição dos critérios de relevância e urgência para a edição de medidas provisórias, a adoção do orçamento impositivo, a eliminação das verbas complementares aos pagamentos dos parlamentares, a definição de um teto salarial único para os Três Poderes, o fim do exercício de funções burocráticas pelos secretários da Mesa Diretora e a suspensão da posse de suplentes durante períodos de recesso.
Segundo Carlos Lupi, Rebelo vai fazer uma avaliação das propostas e apresentar uma resposta por escrito ao PDT. O presidente do partido também pretende se encontrar, ainda nesta terça, com o líder do governo e candidato à presidência da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), para apresentar as mesmas propostas.
Lupi diz que é com base nas respostas dos dois candidatos que o partido deve decidir, em reunião do diretório nacional marcada para o dia 12 de janeiro, quem apoiar na disputa.
AGÊNCIA O GLOBO