| 01/01/2007 21h56min
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que Lula fez um "chamamento" à conciliação em discurso no Congresso Nacional. O presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), concorda e acredita que governo e oposição devem trabalhar para o interesse nacional.
– Acho que isso deve ser buscado, sim, para que nós possamos avançar na agenda do Brasil – afirmou Calheiros.
– Agora tanto governo como oposição precisam levar em conta que há um interesse do país, interesse nacional, interesse da população. E que o denominador comum desse interesse pode ser buscado em um diálogo construtivo entre governo e oposição. Nem o governo pode querer que a oposição seja uma não oposição, que ela não cumpra o seu papel, que ela não critique, que ela não fiscalize e nem a oposição pode cobrar do governo aquilo que o governo não pode deixar de fazer que é governar o país – disse Rebelo.
Mesmo sendo de um partido da base governista, Aldo Rebelo, que é candidato à reeleição da presidência da Casa, disputa o cargo com o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP). Rebelo disse que a presidência da Câmara é um cargo institucional e deve refletir os interesses da instituição e dos partidos. Ele disse que conta com o apoio de partidos da base aliada, como PCdoB e PSB, com setores do PMDB do PT, além de lideranças da oposição.
– Eu diria que a minha idéia é ir até a vitória, ou seja, ganhar as eleições da Câmara, reunindo amplas forças partidárias e políticas dentro da Casa – ressaltou.
AGÊNCIA BRASIL