| 17/11/2006 21h49min
O Figueirense entra em campo no Maracanã ainda pensando na inédita vaga à Copa Libertadores de 2007. E o adversário a ser batido rumo à concretização desse sonho é o Flamengo, que apenas cumpre tabela no Brasileiro. O confronto entre as equipes tem início às 18h10min, deste sábado, dia 18, no Rio de Janeiro.
Mas, o Figueirense não depende unicamente dos seus esforços nesta empreitada rumo à competição intercontinental. O Vasco é o seu principal adversário. O time soma 54 pontos, quatro a mais que o Furacão, e seria o último classificado à Libertadores neste momento.
Caso o alvinegro vença o rubro-negro carioca e o time cruz-maltino tropece diante do São Caetano, domingo, no ABC Paulista, o Figueira ainda precisa bater no próximo final de semana o Atlético-PR, fora de casa (em partida com portões fechados) e depois faz o confronto direto justamente com o Vasco, no Orlando Scarpelli, na última rodada do campeonato.
Em busca dos três pontos no Maracanã, o Figueirense vai apostar em uma nova dupla de zaga, pois o técnico Waldemar Lemos não conta com os titulares Tiago Prado (suspenso pelo terceiro amarelo) e Chicão (pancada na panturrilha esquerda).
Os substitutos serão Felipe Santana e Vinícius, dois jovens revelados nas categorias de base do clube, que já formaram a dupla titular em apenas duas ocasiões nesta temporada: contra o Atlético, de Ibirama, pelo Campeonato Catarinense, e contra o Paraná, pelo Brasileirão. Nos dois jogos, o Figueira foi derrotado. A dupla mantém a confiança:
– Temos só que ter atenção para não cometer erros – destacou Felipe Santana.
– Jogamos juntos desde a base, temos entrosamento – garante Vinícius.
O mais provável é que Felipe Santana jogue pela direita, no setor que é de Chicão, e Vinícius atue pela esquerda, posição de Tiago Prado.
A exemplo do que ocorreu em vários momentos nesta temporada, a lateral esquerda segue sendo um problema. Na rodada passada, Paulão, recém-promovido dos juniores, assumiu a camisa 6. Márcio Goiano, contratado para a posição, continua afastado. Waldemar Lemos cogita escalar Luciano Sorriso, ou uma outra misteriosa possibilidade que prefere não divulgar.
– Temos a opção de escalar o Sorriso ali por aquele setor, mas estou pensando também em uma outra situação, que vamos guardar para a hora do jogo – declarou.
O Flamengo terá mudanças em relação ao time que perdeu para a Ponte Preta na última partida. O lateral-direito Leonardo Moura, que cumpriu suspensão, retorna entre os titulares. Por outro lado, o zagueiro Ronaldo Angelim e o lateral-esquerdo Juan cumprem suas penas e não jogam. Jáo volante Paulinho se machucou na sexta-feira e foi vetado pelos médicos.
A principal novidade fica por conta da entrada do meia-atacante Fellype Gabriel, com o Rubro-Negro voltando ao 4-4-2. Luizão, que estava cotado para atuar, faltou a um treinamento durante a semana e acabou descartado pelo técnico Ney Franco.
COM INFORMAÇÕES DO DIÁRIO CATARINENSE E DA GAZETA PRESS