| 07/10/2006 15h08min
Mesmo admitindo ter poucas chances de obter êxito em suas reclamações, o chefe da Renault, Flavio Briatore, entrou com pedido junto a FIA para que o brasileiro Felipe Massa fosse punido por um suposto bloqueio ao espanhol Fernando Alonso no treino classificatório para o GP do Japão. No entanto, a resposta foi a prevista por ele próprio: um não.
Após analisarem as imagens com as cenas apontadas pelo dirigente da escuderia francesa, os técnicos não concordaram com Briatore, que pedia perda de cinco posições de Massa no grid de largada, e mantiveram o brasileiro na pole position. A punição seria, segundo o italiano, igual à que Alonso sofreu no GP da Itália, quando bloqueou justamente Massa e caiu para 10º lugar no grid.
Neste sábado, Briatore admitiu que a luta para conseguir a punição a Massa seria difícil, já que “brigar com esses caras (Ferrari) é impossível”. O dirigente não esconde sua insatisfação pelo modo que a FIA conduz as regras da modalidade e
garante que há “favorecimento” para
a escuderia italiana.
O GP do Japão começa às 2h (de Brasília) da madrugada deste domingo. Schumacher garante o título caso vença e Fernando Alonso não pontue. Caso isso não ocorra, a decisão fica para o GP do Brasil, o último da temporada.