| 21/09/2006 18h09min
Os atletas brasileiros já sabem onde ficarão hospedados durante os Jogos Pan-Americanos de 2007. Durante a primeira visita oficial da Chefia da Missão Brasileira à Vila Pan-Americana, nesta quinta, ficou decidido que a delegação do país-sede ocupará três blocos do local (os edifícios Santo Domingo, bloco 15, Cali, 16 e Caracas, 17), com apartamentos de quatro quartos, todos suítes.
O edifício Caracas será dividido com outro país, que ainda não foi definido. Todos os prédios da Vila Pan-Americana foram batizados com o nome de cidades que já sediaram os Jogos.
O Chefe da Missão Brasileira, Marcus Vinícius Freire, o sub-chefe José Roberto Perillier, e todo departamento técnico do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) participaram da visita à Vila. Marcus, que ganhou a medalha de ouro de vôlei nos Jogos de Caracas, em 1983, aprovou as instalações.
– O nível desta Vila é olímpico. A Vila Pan-Americana terá excelentes condições para receber a delegação brasileira e as delegações dos outros países. A localização tanto da Vila, perto dos locais de competição, quanto dos nossos prédios, é excelente – disse o Chefe da Missão Brasileira.
Marcus Vinicius apontou uma coincidência na escolha dos blocos que abrigarão o Brasil.
– Fiquei muito feliz em saber que ficaremos no bloco Caracas, já que foram nesses Jogos Pan-Americanos em 1983 que o vôlei masculino ganhou a sua última medalha de ouro e eu estava presente. Além disso, Santo Domingo foi a edição em que o Brasil ganhou o maior número de medalhas na história dos Jogos Pan-Americanos. Sou supersticioso e espero que isso traga sorte para nossos atletas – comentou.
Além do Brasil, já visitaram oficialmente a Vila Pan-Americana a delegação dos Estados Unidos e a do Canadá.
– A visita de inspeção é importantíssima para que se possa planejar a missão e, assim, oferecer o que há de melhor à delegação brasileira. A diferença agora é que não precisamos sair de casa para conhecer a Vila – concluiu Marcus Vinícius.
A Vila Pan-Americana receberá cerca de 5 mil atletas e 2,5 mil oficiais durante o Pan. O Brasil será representado por cerca de 720 esportistas e 234 oficias. Ainda segundo a comitiva que visitou o local, as facilidades são impressionantes. Cada apartamento dos blocos 15, 16 e 17 receberá dois atletas. A cada dois blocos, haverá no andar térreo um centro de convivência com acesso à Internet e aparelhos de televisão. As garagens funcionarão como depósito para materiais esportivos, departamento médico e sala de fisioterapia.
GAZETA PRESS