| 10/09/2006 09h31min
De malas prontas para a Fórmula-1, onde será piloto de testes da equipe Renault em 2007, o brasileiro Nelsinho Piquet encerrou neste domingo sua participação na Fórmula GP2 com a conquista do vice-campeonato. Segundo colocado na prova de sábado, no circuito de Monza, na Itália, o piloto da Piquet Sports largou em sétimo e terminou em sexto lugar na 21ª e última corrida do ano. O vencedor foi novamente o piloto Giorgio Pantano, que completou as 21 voltas em 32min08s597.
Nelsinho encerra a temporada com 102 pontos, oito pódios (quatro vitórias e quatro segundos lugares) e seis pole positions. Em seu segundo ano na Fórmula GP2, a equipe Piquet Sports também chegou ao vice-campeonato, com 115 pontos.
Embora não tenham conquistado os títulos, o brasileiro e a equipe ficaram muito satisfeitos com o desempenho na temporada. Depois de um ano de estréia difícil em 2005, Nelsinho e a Piquet Sports traçaram a meta de estarem sempre entre os três primeiros, largando na frente e mostrando um alto nível de performance e estilo de pilotagem. Por isso, a sensação de missão cumprida. Em 2006, o time conquistou poles, pódios e vitórias, sempre lutando entre os ponteiros e superando equipes que estão disputando corridas nesse nível do automobilismo há muitos anos.
Nelsinho começou o campeonato deste ano da GP2 vencendo a prova de abertura em Valência, na Espanha. No meio da temporada, o piloto enfrentou alguns problemas, mas voltou a mostrar uma excelente performance nos estágios finais, ganhando três corridas consecutivas, além de ter se tornado o primeiro piloto na história da categoria a marcar o máximo de pontos em um final de semana. No GP da Hungria, em agosto, o brasileiro conquistou a pole, venceu as duas provas e registrou as duas melhores voltas. Os resultados levaram a decisão do título para a última rodada em Monza.
– Estou triste por não ter conquistado o título, mas foi um ano maravilhoso e o Lewis (Hamilton) fez um bom trabalho. Agora disputamos a última corrida e isso parece um pouco estranho. Estou muito ansioso com minha ida para a Fórmula-1 e com os novos desafios, mas ao mesmo tempo vou sentir saudades das disputas emocionantes da GP2 – afirmou Nelsinho.