| 07/08/2006 23h07min
O presidente da NBA, David Stern, admitiu nesta terça estar surpreso com a expansão internacional da NBA. Em entrevista concedida na China, onde a seleção dos Estados Unidos disputa amistosos preparatórios para o Mundial do Japão, Stern festejou a presença cada vez maior dos estrangeiros na liga. Entre os 450 atletas inscritos para a temporada 2006/2007, cerca de 100 são estrangeiros.
– Estou surpreso com o número de jogadores internacionais de elite que vão disputar o nosso campeonato – disse Stern, na cidade de Guangzhou, onde os EUA derrotaram a China.
Só no país de Yao Ming, graças aos três escritórios e 50 funcionários, os negócios da NBA crescem 30% ao ano.
– A intenção é duplicar esses números até a Olimpíada de Pequim, em 2008. O mercado chinês é o mais importante para nós depois do americano – explicou o comissário.
Não é só para Ásia, contudo, que a liga volta seus olhos. Os times estão mais atentos do que nunca aos jogadores europeus. Só neste período de contratações, atletas de destaque como Andrea Bargnani, Anthony Parker, Maceo Baston, Jorge Garbajosa e Uros Slokar acertaram suas transferências para os Estados Unidos.
Até um país vizinho tem seu lugar de destaque. Nas duas últimas temporadas, o canadense Steve Nash foi escolhido como melhor jogador da liga profissional dos Estados Unidos. Com informações do GloboEsporte.com.