| 27/07/2006 14h52min
O vice-presidente da Síria, Farouk al-Chara, reiterou hoje o apoio de seu governo ao Líbano e aos palestinos na luta contra Israel, e condenou a "imparcialidade dos Estados Unidos em favor das políticas israelenses".
– A Síria seguirá apoiando o direito dos povos libanês e palestino na resistência contra a ocupação israelense – ressaltou Chara em reunião com Nayef Hawatmeh, líder da Frente Democrática para a Libertação da Palestina (FDLP), cuja sede fica em Damasco.
O vice-presidente sírio assegurou também que seu país continuará denunciando a "imparcialidade americana em favor das políticas hostis de Israel", segundo comunicado emitido pela FDLP. De acordo com Chara, "a manutenção da ocupação israelense nos territórios árabes e a rejeição aos direitos legítimos do povo palestino constituem o principal fator de instabilidade na região".
Hawatmeh, por sua vez, disse que é uma necessidade urgente o término da guerra israelense contra os povos palestino e libanês.
Israel bombardeia desde 25 de junho o território palestino, após a captura de um soldado do Estado judeu por milicianos do Hamas, e suas ações já deixaram mais de 150 mortos e centenas de feridos.
Além disso, Israel bombardeia desde o último dia 12 o Líbano pela morte de oito soldados e a captura de outros dois por guerrilheiros do grupo xiita Hezbollah, em conflito que já provocou a morte de mais de 400 libaneses, a maioria civis, e de cerca de 50 israelenses.
AGÊNCIA EFE