| 21/07/2006 12h55min
A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, partirá no domingo para o Oriente Médio, onde tentará impulsionar uma solução para a atual crise entre Israel e a milícia xiita libanesa Hezbollah. Fontes oficiais citadas pela rede de televisão americana CNN disseram que ainda hoje serão anunciados os detalhes do itinerário e da agenda da viagem da chefe da diplomacia americana ao Oriente Médio.
Rice terá a missão de transmitir a estratégia e os planos do governo de George W. Bush para tentar aliviar a tensão na região e pôr fim aos confrontos registrados nos últimos dez dias.Antes de iniciar a viagem, Rice quis conhecer os últimos detalhes da situação em uma reunião em Nova York com os três membros da missão mediadora enviada à região pelo secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan.
Em declarações prévias ao encontro, a secretária de Estado ressaltou a preocupação geral em torno da situação e disse que "todos querem" encontrar uma saída que contribua para a estabilidade na região. Rice também tratou da crise no Líbano com Annan, com quem manteve ontem um jantar de trabalho de caráter privado no qual ambos expuseram seus respectivos pontos de vista.
À espera de conhecer seus planos, a posição que até agora era defendida pela secretária de Estado é de que é preciso conter a persistente instabilidade na área com medidas que sejam duradouras. O que não pode ser feito, segundo ela, é promover um cessar-fogo precipitado que só sirva de remendo para acalmar a situação de forma temporária, porque em questão de semanas ou meses poderia voltar a haver uma situação como a atual.
Daí sua contínua reticência a fazer um chamado ao cessar-fogo entre Israel e Hezbollah. O anúncio de sua viagem ao Oriente Médio aliviará as críticas suscitadas em torno da demora da Administração americana e da própria Rice em reagir aos confrontos entre soldados israelenses e efetivos da milícia libanesa.
AGÊNCIA EFE