| 05/06/2002 23h57min
A produção industrial pode ter voltado a crescer em abril, tanto na comparação com igual período do ano passado quanto em relação ao mês anterior. O cenário é compartilhado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pela Tendências Consultoria. Caso as projeções se confirmem nesta sexta-feira, 7 de junho, data da divulgação oficial dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o avanço interromperá as sucessivas quedas no indicador, que não crescia desde agosto de 2001, sobre o ano anterior.
Segundo o coordenador do Grupo de Acompanhamento Conjuntural do Ipea, Paulo Mansur Levy, a estimativa é de que a produção física avançará em abril 4,5% com relação a 2001 e 1,7% sobre março deste ano. O desempenho, porém, ainda não livrará o quadrimestre de uma variação acumulada negativa, de -0,2% segundo o Ipea.
A projeção da Tendências é mais modesta. A economista Marcela Prada explica que a consultoria espera crescimento de 2,5% com relação ao ano passado, além de uma recuperação sobre março deste ano.