| 01/05/2002 17h49min
Depois da vitória de virada nas duplas nesta quarta-feira, ao lado de André Sá, que valeu a classificação às semifinais, o catarinense Gustavo Kuerten (foto) entra em quadra para enfrentar o sueco Magnus Norman. A partida vale uma vaga nas quartas-de-final do Torneio de Mallorca (piso de saibro, premiação total de US$ 400 mil), na Espanha, e será disputada nesta quinta-feira, dia 2 de maio, às 10h (horário de Brasília).
– Estou me surpreendendo comigo mesmo nesta semana, mas, mesmo assim, o jogo contra o Norman não vai ser fácil. Nós treinamos outro dia e ele está jogando superbem. Com certeza vai ser uma boa partida e, na hora da quadra, não tem muito segredo. Mas bem que ele poderia estar com um ranking melhor pra gente não ter que se enfrentar logo na segunda rodada – brincou Guga.
Ambos os tenistas estão voltando ao circuito mundial depois de um tempo afastados devido a uma cirurgia praticamente igual – uma artroscopia realizada para corrigir lesão crônica no quadril. Norman passou pelo procedimento em agosto do ano passado, e Guga, em fevereiro deste ano. Esta semana, o brasileiro retornou à segunda posição no Sistema de Entrada (ranking que considera apenas os melhores resultados obtidos nas últimas 52 semanas) e está em 168º lugar na Corrida dos Campeões 2002 (lista que avalia o desempenho na atual temporada). Já Norman ocupa a 158ª e 127ª colocações, respectivamente.
O jogo desta quinta-feira será o nono confronto entre o brasileiro e o sueco. A última vez em que se enfrentaram foi na primeira fase da Masters Cup de Lisboa, em 2000, torneio em que Guga chegou ao título e à liderança no ranking mundial. Guga e Norman também disputaram duas finais importantes: de Roland Garros, em 2000, quando o brasileiro foi bicampeão do Grand Slam francês, e do Masters Series de Roma no mesmo ano, no qual Norman levou a taça.
Nas duplas, Guga e Sá, que jogam juntos pela primeira vez, devem voltar à quadra no sábado, dia 4 de maio, em horário não definido. Eles enfrentam os vencedores do confronto entre Sjeng Schalken (HOL) e Kevin Ullyett (ZIM) e Michael Kohlmann (ALE) e Julian Knowle (AUT).