| 15/02/2006 15h37min
As autoridades sanitárias alemãs detectaram um novo caso suspeito de gripe aviária na Ilha de Rügen, no nordeste da Alemanha. Se confirmado este será o terceiro da variante H5N1, a mais perigosa. O animal morto é uma águia.
Segundo informou a vereadora Kerstin Kassner, da cidade de Bergen, na citada ilha, o animal foi achado a poucos quilômetros do lugar no qual foram encontrados quatro cisnes mortos, dois dos quais estavam infectados com o vírus H5N1.
Na manhã de hoje foram encontrados outros cisnes mortos que estão sendo analisados. O resultado definitivo dependerá, no entanto, dos testes que estão sendo realizados no laboratório de referência da União Européia no Reino Unido.
Perto do lugar onde as aves mortas foram encontradas estabeleceu-se uma zona de proteção de três quilômetros e as fazendas avícolas da região estão sendo inspecionadas.
O ministro de Agricultura e Defesa do Consumidor, Horst Seehofer, ordenou a antecipação para sexta-feira da ordem de trancar todas as aves de granja na Alemanha. O ministro recomendou à população que evite o contato direto com aves e que não toque em animais que sejam achados mortos. Pediu ainda que as mortes de animais sejam imediatamente informadas às autoridades.
Seehofer destacou que não há problema algum em consumir carne de ave, desde que tenha sido aquecido a mais de 70 graus.
AGÊNCIA EFE