| 15/02/2006 13h23min
Técnicos da Coordenação de Sanidade Avícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento se reuniram nesta terça, dia 14, com representantes do governo japonês para apresentar as medidas que o Brasil está tomando para impedir a entrada da gripe aviária no país.
Durante a reunião os técnicos brasileiros explicaram as medidas tomadas pelo governo, como a suspensão por tempo indeterminado da importação de aves, seus produtos e subprodutos procedentes de países afetados pela doença. O Brasil também intensificou a vigilância nos pontos de ingresso de aves e produtos avícolas importados de outros países e ordenou a realização de inquéritos soroepidemiológicos em aves migratórias, além de um estudo de vigilância ativa para conhecimento do estado do plantel avícola nacional.
Atualmente 90% da carne de frango importada pelo Japão é de origem brasileira, representando um volume de 402 mil toneladas, com receita de US$ 687 milhões. A avicultura nacional é a segunda maior no mundo em produção e a maior em volume de carne exportada.
O Brasil exporta carne de frango para mais de 140 países. Em receita, equivalente a US$ 3,3 bilhões, é maior exportador mundial de carne de frango. O vírus da gripe aviária de alta patogenicidade nunca foi diagnosticado em território nacional.