| 10/02/2006 15h19min
Uma mulher de 22 anos de idade morreu vítima da gripe aviária na Indonésia, e outra com o mesmo diagnostico se encontra em condição crítica, informaram hoje fontes hospitalares. Ilham Patu, porta-voz do hospital de doenças infecciosas Sulianti Saroso, disse que a mulher morreu ontem à noite em um centro médico de Jacarta.
As duas mulheres indonésias, procedentes dos arredores de Jacarta, deram positivo para a gripe aviária após realizarem testes. Resta ainda saber o diagnóstico de outras análises enviadas ao laboratório de referência da Organização Mundial da Saúde (OMS), em Hong Kong. Se estes exames derem positivo, seria a 17ª vítima mortal do vírus H5N1 na Indonésia.
Analistas do Ministério da Saúde investigam agora a possível fonte de contágio, já que a vítima aparentemente não esteve em contato com frangos infectados, a via de transmissão mais comum.
A gripe aviária é uma doença de origem animal que causou a morte de mais de cem milhões de aves no sudeste asiático e se espalhou até a Europa e a África desde seu reaparecimento na Coréia do Sul, em dezembro de 2003.
Segundo a OMS, sete países registraram casos humanos de gripe aviária e o balanço total de vítimas mortais confirmadas já é de 88: 42 no Vietnã, 16 na Indonésia, 14 na Tailândia, quatro no Camboja e na Turquia e um no Iraque.