| 09/02/2006 13h11min
A gripe aviária voltou a aparecer hoje no Delta do Danúbio na localidade de Salcioara, na Romênia, depois que todos os focos identificados na região tinham sido considerados erradicados.
As autoridades administrativas e sanitárias do distrito de Tulcea (sudeste) informam que os testes em seis galinhas, de um total de 57 mortas na localidade, deram positivo para o vírus H5 embora não se tenha confirmado a cepa letal N1.
Os 1,4 mil habitantes de Salcioara estão em quarentena e serão vacinados contra a gripe comum. Dezessete mil aves serão sacrificadas. Outras 30 mil aves domésticas serão mortas também na localidade de Cetate, próxima à fronteira com a Bulgária. Na quarta-feira o Laboratório Central de Referência de Bucareste identificou a presença da gripe aviária na região.
– O perigo da gripe aviária não desapareceu, sobretudo no sul do país, onde há afluência de aves migratórias – declarou Gabriel Predoi, diretor da Autoridade Nacional Sanitário-Veterinária e Segurança Alimentar.
Predoi disse que os serviços veterinários estão em estado de alerta e que continuam fazendo testes em todas as regiões com elevado grau de risco. Até agora foram localizados na Romênia 25 focos de H5N1 confirmados pelo laboratório de Weybridge (Grã-Bretanha), três deles ainda ativos.