| 09/02/2006 14h34min
O nadador catarinense Eduardo Deboni disputa a Copa do Mundo de Natação, no Parque Aquático do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG), a partir de sexta. O atleta do Clube Doze de Agosto, de Florianópolis, está inscrito nos 50m livre, 100m livre e 100m medley.
A competição é seletiva para o Mundial de Piscina Curta, em Xangai, na China, programada para o mês de abril. Deboni tem como meta ficar entre os oito finalistas de suas provas.
– Minha especialidade é em piscina longa [50 metros], vou tentar melhorar meus tempos, mas é difícil conseguir uma vaga, já que se classificam apenas dois brasileiros por prova – explica.
Mesmo assim, o atleta está motivado. No final de 2005, ele estava indeciso sobre sua permanência no Estado. Com a confirmação dos apoios oferecidos pela Prefeitura e pela Unisul, ele continua em Florianópolis e treina para obter uma vaga no Pan-americano de 2007, no Rio de Janeiro.
– É bom começar o ano disputando uma competição de alto nível como a Copa do Mundo – diz. – Dá bastante motivação para as seletivas do Pan, que começam em maio com o Troféu Finkel – completa.
A disputa em Belo Horizonte tem nadadores de 27 países inscritos. Entre os destaques brasileiros estão Kaio Márcio, Thiago Pereira e Flávia Delaroli. Os principais nomes internacionais confirmados são o sul-africano Ryk Neethling, o norte-americano Nicholas Brunelli e a alemã Janine Pietsch.