| 14/12/2005 13h36min
Dezenove nadadores de quatro equipes de Santa Catarina disputam em Santos (SP), a partir desta quinta, duas competições simultâneas. A piscina do Clube Internacional de Regatas será sede do Campeonato Brasileiro Sênior – 15° Troféu Daltely Guimarães, para atletas com mais de 20 anos, e do Campeonato Brasileiro Júnior – 25° Troféu Júlio de Lamare, em que participam nadadores com idade entre 17 e 19 anos. Ambas as competições servem como seletiva para o Mundial em Piscina Curta de Xangai, na China, em abril de 2006.
Na categoria júnior, o principal destaque do Estado é a competidora Ana Coan, da equipe AZ/Limit, de Florianópolis. No último domingo, a atleta foi campeã da Travessia da Lagoa da Conceição e agora tem pela frente um desafio diferente, com disputas rápidas em piscina de 25 metros. Em Santos, ela está inscrita nos 100m livre, 200m costas e 50m livre, prova na qual é detentora do recorde sul-americano da categoria juvenil em piscina longa, com 26s81, obtido no mês de março em Santiago, no Chile.
Na mesma faixa etária, também estão inscritos os nadadores Marcos Bandoch e Paulo Bisewski, do Joinville Tênis Clube/C3; Daniel Moraes e Maria Santiago, do Clube Doze de Agosto; Luana Martins e Marina Fructuozo, de Ajinc/Arroz Urbano de Jaraguá do Sul; e Samuel Borges, da AZ/Limit.
Entre os competidores da categoria sênior, as principais chances de medalha são de Eduardo Deboni, do Clube Doze de Agosto. O gaúcho radicado em Florianópolis está inscrito nos 100m livre, 500m livre e 100m medley. De acordo com o técnico Carlos Camargo, o atleta tem condições de obter uma vaga para o Mundial da China.
– Se classificam apenas dois por prova – explica. – As maiores chances dele são nos 100m livre.
Da Capital, competem ainda os atletas Leandro Rosa, Isabella Nogueira, João Paulo Beal, Juliana Persike, Marcelo Simioni e Patrícia Soares. A lista de
catarinenses fica completa com a jaraguaense Nathália Krelling
e com os joinvilenses Brian Frank, Daniel Orzechowski
e Osvaldo Sauer Neto.