| 29/11/2005 14h07min
A Associação Desportiva de Blumenau (Abeblu) dominou as provas na piscina olímpica do Mineral Água Park, em Brusque, e conquistou cinco dos 10 troféus disputados durante o Campeonato Catarinense de Categorias.
Os blumenauenses levaram a melhor nas categorias juvenil e júnior 1 masculino. No feminino, a equipe do Vale foi campeã das categorias infantil, juvenil e júnior 1. Destaque para a competidora Flávia Bisland, da infantil 1, que superou os recordes do torneio nas provas dos 50m livre (28s27), 200m livre (2min18s48) e 100m livre (1min02s04). A nadadora ainda conquistou o troféu de melhor índice técnico do Estadual em sua respectiva categoria.
A equipe do Clube Doze de Agosto, da Capital, ficou com o título nos dois naipes da categoria sênior. Os demais troféus foram para as equipes da Associação de Pais e Amigos da Natação de Brusque (APNB), na júnior 2 feminino, Joinville Tênis Clube/C3, na júnior 2 masculino, e Colégio Elias Moreira, de Joinville, na infantil masculino.
O Campeonato Catarinense de Categorias encerra a temporada de 2005 nas piscinas e dá lugar para as competições em águas abertas. Agora, os atletas preparam-se para o 1º Circuito de Maratonas Aquáticas de Santa Catarina, que tem início dia 11 de dezembro, com a 23ª Travessia Internacional da Lagoa da Conceição.
Depois é a vez da 1ª Travessia Represa Palmeiras, dia 22 de janeiro, em Rio dos Cedros; 1ª Travessia Volta à Ilha das Cabras, dia 18 de fevereiro, em Balneário Camboriú; 14ª Travessia de Porto Belo e 6º Troféu Jasmine de Natação, dia 11 de março, ambos em Porto Belo; e 1ª Travessia Lago de Itá, dia 2 de abril, em Itá.
O circuito tem a premiação total de R$ 35 mil. As inscrições são limitadas a 800 atletas por etapa e podem ser feitas no site da Federação.
Paralelo ao Estadual de Categorias, foi realizada no parque aquático, em Brusque, a festa de premiação dos destaques da temporada de 2005. A Associação Desportiva de Blumenau (Adeblu), além de receber o troféu de melhor equipe, teve oito atletas entre os homenageados.
A blumenauense Júlia Volkmann foi eleita a revelação feminina deste ano. Entre os homens, o troféu de revelação foi oferecido a Rodrigo Silva, do Colégio Elias Moreira, de Joinville. O título de melhor técnico ficou com Carlos Camargo, do Clube Doze de Agosto, de Florianópolis.
Os demais prêmios foram: infantil 1 feminino – Flávia Bisland (Adeblu); infantil 1 masculino – Midiã de Andrade (Ajinc/Urbano, Jaraguá do Sul); infantil 2 feminino – Fernanda Bello (Apan/Concórdia); infantil 2 masculino – Felipe Viek (Adeblu); juvenil 1 feminino – Mayara Martins (Ajinc/Urbano); juvenil 1 masculino – Eduardo Kuwaki (Adeblu); juvenil 2 feminino – Laís Falaster (Adeblu); juvenil 2 masculino – Bian Loro (Adeblu); júnior 1 feminino – Ana Coan (AZ/Limit, Florianópolis); júnior 1 masculino – Caio Stein (Adeblu); júnior 2 feminino – Beatriz Hasckel (Adeblu); júnior 2 masculino – Marcos Bandoch (JTC/C3, Joinville); sênior feminino – Patrícia Soares (Doze de Agosto); sênior masculino – Eduardo Deboni (Doze de Agosto); clube mirim – Colégio Marista, de Criciúma; e clube petiz – Colégio Marista.