| 03/02/2006 23h23min
O Conselho de Ética deve concluir, na próxima semana, a etapa de coleta de provas de mais três processos contra deputados. Incluem-se nessa fase as representações movidas contra João Magno (PT-MG), Pedro Henry (PP-MT) e João Paulo Cunha (PT-SP). Todos são acusados de recebimento de dinheiro das contas do empresário Marcos Valério, suposto operador do mensalão.
Se finalizar os processos, o Conselho terá cumprido a meta proposta pelo seu presidente, Ricardo Izar (PTB-SP). O parlamentar deseja concluir pelo menos seis processos durante a convocação extraordinária do Congresso, que termina no próximo dia 14.
– Três relatores vão terminar a instrução probatória. Encerrando, eu posso marcar imediatamente a discussão e a votação de cada processo. Se pedirem vista, eu não vou conseguir terminar seis. Se não pedirem vista, eu termino até sete – analisou.
Os outros processos encerrados pelo Conselho foram de Professor Luizinho (PT-SP), Wanderval Santos (PL-SP), Roberto Brant (PFL-MG) e Pedro Corrêa (PP-PE). Na próxima terça, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) deverá votar o recurso apresentado por Santos. Professor Luizinho e Roberto Brant, também condenados à perda de mandato pelo conselho, terão prazo de cinco sessões plenárias, a partir de segunda, para recorrer à CCJ.
AGÊNCIA CÂMARA