| 05/01/2006 12h40min
O empresário Nelson Tanure, controlador da Docas S.A. anunciou, durante a assembléia do Colégio Deliberante da Varig, órgão máximo da companhia, que a empresa Docas Investimentos retira formalmente sua oferta pelo controle da Fundação Ruben Berta (FRB), controladora da Varig. A Docas tinha oferecido à companhia US$ 112 milhões por 25% das ações ordinárias e usufruto de outros 42%, o que a levaria ao controle da Fundação.
De acordo com o assessor da presidência da Docas S.A., Demetrius Guiot, a oferta foi retirada formalmente nesta quinta com base em uma cláusula do contrato firmado entre a Docas e a Fundação que prevê a possibilidade de não continuidade do negócio caso as propostas da Docas para a recuperação da empresa, entre outros itens, não fossem atendidas.
Pouco após apresentar detalhes da proposta, Nelson Tanure confirmou a desistência e anunciou os novos planos do grupo. Segundo Demetrius Guiot, agora a Docas vai concentrar esforços na aquisição das subsidiarias VarigLog e VEM. A Docas apresentou no fim de 2005 uma oferta de US$ 139 milhões pelas empresas, proposta que não foi reconhecida pela companhia aérea portuguesa TAP, atual detentora das ações das subsidiárias. O motivo do não reconhecimento das propostas teria sido o fato de a Docas não ter informado qual seria a fonte de recursos para o pagamento pelas subsidiarias.
O Banco UBS, que acompanha o processo de venda, também não qualificou a proposta da Docas pelo mesmo motivo e por a empresa não ter apresentado condições de financiamento junto ao BNDES.
– Agora a Docas vai pensar na aquisição das subsidiárias VarigLog e VEM. Vamos bater, não vamos mais apanhar porque quem bate não sabe apanhar – afirmou o assessor da presidência.
AGÊNCIA O GLOBO